ID: 54797
Autoria:
Erick Alan Moreira Ferreira, Luciano Pereira da Silva.
Fonte:
PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 8, n. 1, p. 57-80, Janeiro-Abril, 2019. 24 página(s).
Palavras-chave:
“Novo” Mineirão , Belo Horizonte , Estádio , Futebol , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral pesquisar a prática do turismo futebolístico em Belo HorizonteMG. Investigou-se, especificamente, o perfil socioeconômico dos torcedores viajantes que frequentam o “novo” Mineirão durante a temporada regular do futebol brasileiro, a composição do grupo de viagem, a atratividade turística exercida pelo estádio, a assiduidade do torcedor, o consumo turístico agregado à vivência futebolística e as barreiras que impedem o torcedor a vivenciar com mais frequência esta prática de lazer. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário e foram aplicados aos torcedores em dias de jogos realizados no Mineirão, nas áreas internas e externas do estádio. Para poder participar da pesquisa, o torcedor deveria ter mais de dezoito anos de idade e não possuir moradia fixa na cidade de Belo Horizonte. Identificou-se que o perfil socioeconômico do torcedor viajante apresenta características particulares condizentes com este tipo de público, que se define, predominantemente, como casado, adulto e com nível elevado em relação à formação escolar, e, ainda, em consonância com o cenário de mercantilização do futebol brasileiro, grande parte já se tornou sócio-torcedor e a minoria faz parte de torcida organizada. Os valores intrínsecos ao “novo” Mineirão são fatores que os motivam a querer frequentá-lo. No que se refere ao consumo turístico, a minoria dos torcedores viajantes realizou outros tipos de atividades além da vivência futebolística. Portanto, tanto pelas intervenções ocorridas na paisagem urbana da cidade, que a constituíram como espaço turístico, quanto pelo fluxo turístico proveniente da demanda futebolística, acredita-se que o futebol possa ser pensado, para além da dimensão esportiva, como uma atração turística capaz de fomentar o turismo na localidade.