ID: 60147
Autoria:
Greiciele Macedo Morais, Henrique Cordeiro Martins, Fabrício Ziviani.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. 5, p. 1032-1049, Dezembro, 2020. 18 página(s).
Palavras-chave:
Baldrige , Eficácia , Estratégia , Gestão , Modelo de Excelência
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
Objetivo - O objetivo deste artigo é analisar a efetividade da gestão do ensino superior, segundo o Modelo de Excelência Baldrige, em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais, com base na percepção dos servidores públicos. Desenho / metodologia / abordagem – Utilizou-se uma pesquisa quantitativa com a aplicação de questionários aos funcionários da universidade. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística multivariada por meio do método de Partial Least Squares - Structural Equation Modeling (PLS-MEE) e Covariância (MEE-CB). Resultados - Os métodos adotados confirmaram que a Liderança, Planejamento Estratégico, Foco no Cliente, Mensuração do Conhecimento, Análise e Gestão, Foco na Força de Trabalho e Foco na Operação explicam mais de 75% da efetividade da gestão de uma IPES. Essa pesquisa corrobora com o Baldrige Education Criteria for Performance Excellence (2019), mesmo que aplicado no Brasil, um contexto diferente do modelo original. Limitações / implicações da pesquisa - A percepção do cliente não foi coletada nesta pesquisa. Para uma maior profundidade de análise dos construtos e do modelo, verifica-se que é relevante incluir nas pesquisas futuras a participação do cliente e ampliar as unidades de análise. Originalidade / valor – Conhecer os elementos que impactam a efetividade da gestão das instituições públicas de ensino superior. Com o modelo explica-se de forma significativa a efetividade da gestão, mas, não é comprovada a correlação simultânea entre todos construtos e observa-se pouca contribuição da liderança. Estes resultados demonstram a necessidade de avanços nas especificidades do modelo para a gestão deste tipo de instituição.