ID: 60261
Autoria:
Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. Ed. Especial, p. 1289-1313, Dezembro, 2020. 25 página(s).
Palavras-chave:
Desafios do Processo de Inovação , Estratégia de Inovação , Gestão da Inovação , Indústria de Cosméticos , Processo de Inovação
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Objetivo do estudo: O objetivo foi revelar reflexões sobre como os gestores de empresas industriais de cosméticos lidam com os desafios relacionados ao processo de inovação. Desenho/metodologia/abordagem – Pesquisa exploratória qualitativa que utiliza uma combinação de métodos: teórico-conceitual, levantamento bibliográfico e estudo multicaso, por meio dos seguintes procedimentos: entrevista semiestruturada, roteiro de observação e análise documental. Resultados – Os principais desafios enfrentados pela gestão do processo de inovação na pequena empresa estão relacionados ao não desenvolvimento de uma cultura voltada à inovação e ao não planejamento da capacidade de descentralização. No caso da empresa de médio porte, o principal desafio relacionado ao processo de inovação é gerenciar simultaneamente o crescimento da empresa de um lado, e as práticas gerenciais voltadas para a utilização do conhecimento de sua equipe, de outro, no processo de inovação. No caso da grande empresa, a conclusão é que os desafios de manter a integração do processo de inovação e, ao mesmo tempo, a flexibilidade para transformar a forma como as coisas são feitas, são bem orquestrados pela gestão porque há discussão constante e visão compartilhada, num espírito de confiança e trabalho em equipe. Limitações/ Implicações da pesquisa – Os dados não podem ser generalizados por se tratar de um estudo multicaso. Implicações práticas – Assim que identificados os desafios, confirmou-se o pressuposto de que a conquista da inovação implica saber integrar recursos e capacidades, gerenciar períodos de instabilidade e de estabilidade ou irregularidade e regularidade, a partir de uma cultura voltada para o aprendizado estratégico, o aprender a aprender e, o aprendizado sistêmico. Originalidade – Esta pesquisa qualitativa exploratória contribui com evidências e análises sobre a gestão do processo de inovação em três empresas de diferentes portes do setor de cosméticos, nas quais são reveladas ações gerenciais em relação aos requisitos de inovação que foram explorados a partir das bases teóricas que sustentam a integração entre a aprendizagem organizacional e a gestão da inovação, e reflexões sobre como se manifesta a gestão dos desafios enfrentados em cada empresa ao longo deste processo.