ID: 60241
Autoria:
Carla Milena Lordêlo Chaves, Maria Conceição Melo Silva Luft.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 18, n. 4, p. 1-24, Setembro-Dezembro, 2020. 24 página(s).
Palavras-chave:
Gestão de pessoas , Recrutamento e seleção , Tecnologia da informação e comunicação , Transformação digital
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A área de gestão de pessoas, ao longo do tempo, transformou-se e adaptou-se a um modelo de gestão mais estratégico, assumindo novo papel dentro das organizações mediante o uso de tecnologias da informação e comunicação, pois as empresas constataram a importância da internet como ferramenta para flexibilizar os seus processos organizacionais, dentre eles o recrutamento e seleção de pessoas, tornando-o mais digitalizado. Diante desse cenário, esta pesquisa tem o objetivo de averiguar como os recursos das tecnologias da informação e comunicação colaboram com os processos de recrutamento e seleção de pessoas realizados por empresas de consultoria de gestão de pessoas. Acredita-se que as organizações poderão se beneficiar com os resultados deste estudo, tendo em vista que ele propõe a reflexão sobre as práticas de recrutamento e seleção aplicadas aos candidatos a empregos, discutindo as contribuições do uso das tecnologias nesses processos. Para atingir este objetivo, realizou-se um estudo qualitativo, de abordagem descritiva, adotando-se o estudo de casos múltiplos como estratégia de pesquisa. A escolha dos casos foi feita mediante utilização de seis critérios e as entrevistas realizadas foram baseadas em um roteiro semiestruturado como principal fonte de evidência. Foram entrevistados seis proprietários de consultorias situadas em Sergipe e os dados foram analisados por meio da estratégia de análise comparativa dos casos. Entre os resultados da pesquisa, observou-se que as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas são os sites de divulgação de vagas e as redes sociais, especialmente o Instagram e o WhatsApp, para a etapa de recrutamento. Sobre a etapa de seleção, as empresas ainda utilizam formas mais manuais para triagem de currículos e aplicação de provas. Com relação às entrevistas finais, as consultorias sempre preferem realizá-las de forma presencial. Os principais motivadores do uso de tecnologias da informação e comunicação em processos de recrutamento e seleção, identificados nesta pesquisa, foram velocidade e assertividade nos processos, alcance de um maior número de candidatos e otimização dos processos seletivos. Já o principal fator inibidor foi a dificuldade dos candidatos no manuseio da tecnologia. Sobre os benefícios informados pelos entrevistados, encontram-se diminuição de processos operacionais, melhores oportunidades de conhecer o perfil do candidato e baixo investimento, no caso do uso das redes sociais. Como conclusões desse estudo, pode-se ressaltar que a pesquisa revelou que o uso de tecnologias da informação e comunicação é visto pelos entrevistados como um facilitador do processo de recrutamento e seleção, porém não é percebido como um verdadeiro diferencial.