ID: 3548
Autoria:
Aletéia de Moura Carpes, Aline Nadalin Velter, Flavia Luciane Scherer, Carolina Lütz.
Fonte:
InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 5, n. 2, p. 117-139, Julho-Dezembro, 2010. 23 página(s).
Palavras-chave:
Hot Topics , Negócios Internacionais , Pesquisa Bibliométrica
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliométrica, objetivando ampliar o conhecimento na área de estudo relacionada à International Business (Negócios Internacionais) e, além disso, evidenciar quais tópicos em administração, estudados junto a esse tema, estão sendo mais pesquisados e quais são mais relevantes (hot topics), por meio de uma análise qualitativa e quantitativa. Em termos qualitativos, foram verificados os assuntos tratados nas publicações pesquisadas quanto a conteúdo, palavras-chave e relevância das temáticas. Na análise quantitativa, procurou-se analisar as seguintes variáveis: total de publicações, os autores, áreas temáticas, tipos de documentos, título das fontes, ano das publicações, instituições, agências de financiamento, idiomas, países e análise do número de vezes que cada publicação foi citada por meio do índices h-b e do índice m. A partir do levantamento das publicações encontradas na base Web of Science com o índice de citações ISI Citation Indexes, no período de 1997 a 2010 (14 anos), foram encontrados 5.355 trabalhos relacionados a negócios internacionais ─ que estavam inseridos, principalmente, nas áreas de negócios (business) e gestão (management), nos quais predominava a produção de autores dos Estados Unidos (1.898 estudos). Dentre as vinte universidades com mais trabalhos, destaca-se a Universidade de Harvard ( Harvard University), com 63 publicações. Os hot topics encontrados foram performance, importação; estratégia; desenvolvimento; relações internacionais; multinacionais; conhecimento; processo de internacionalização; joint ventures; inovação; países emergentes; crescimento, políticas, redes; finanças; cultura e modos de entrada.