ID: 58561
Autoria:
Celso Maciel Meira, Elizabete Sayuri Kushano, Cristina Maria Silva Teixeira, Ana Caroline Mocelin Marchetto.
Fonte:
Revista Hospitalidade, v. 17, n. 2, p. 37-55, Maio-Agosto, 2020. 19 página(s).
Palavras-chave:
Acessibilidade , Hospitalidade , Hotelaria , Norma Brasil (NBR) nº 9050/2004
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Compreende-se como espaço acessível aquele que permite o acolhimento de todas as pessoas, sem distinção e/ou qualquer tipo de restrição. Nesse sentido, esta pesquisa se pautou em realizar uma análise sobre a acessibilidade nos meios de hospedagem, do tipo hotel, cadastrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo), no município de Barra do Garças (MT). Para alcançar tal escopo, se aplicou técnicas da pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa. Outrossim, a fim de consubstanciar a investigação, foram utilizados recursos da pesquisa bibliográfica com vistas às temáticas: meios de hospedagem, hotelaria, humanização e hospitalidade e suas relações com o objeto de estudo, qual seja, a acessibilidade. Para coleta de dados foram utilizadas técnicas de observação in loco, com a aplicação de um checklist, elaborado com base na Norma Brasil (NBR) nº 9050/2004. Os resultados apurados revelaram que o cenário atual da localidade em análise é desfavorável, por consequência dos indicadores de não hospitalidade no que se refere aos recursos de acessibilidade, que, de forma não incomum, pode reverberar ao acolhimento de hóspedes com deficiência e na imagem do destino.