ID: 9257
Autoria:
Siegrid Guillaumon.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 679-696, Outubro-Dezembro, 2012. 18 página(s).
Palavras-chave:
Culturas , Desenvolvimento territorial , Gestão do turismo , Identidades , Religiões
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O turismo tem sido entendido por organismos internacionais como
atividade com grande
potencial para promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo,
que valoriza
a cultura e promove a preservação das paisagens naturais. Seguindo as
diretrizes internacionais, no Brasil, o turismo passou a ser entendido
como uma indústria com grande potencial para gerar empregos e divisas, e
se fortalece por meio da promoção da diversidade cultural, que pode
estar associada às diversas culturas materiais e religiosas. Para
compreender a gestão do turismo em contextos que articulam cultura,
religião e desenvolvimento territorial, este ensaio teórico aponta
limitações nos dois conceitos disponíveis na literatura, quais sejam, o
conceito de turismo cultural e o conceito de turismo religioso, ao mesmo
tempo que propõe o conceito de ‘turismo em territórios de grande
densidade religiosa’, o qual incorpora o reconhecimento das dinâmicas de
poder presentes nos territórios como elementos que interferem na
forma como se planeja o turismo. Mobilizam-se entendimentos do campo da
antropologia e da geografi a para a gestão a fi m de sustentar que a
discussão teórica conduzida tem um potencial explicativo para o turismo
em diversas escalas territoriais, e, também, em contextos nos quais
existe o diálogo entre turismo e religião.