ID: 69431
Autoria:
Mariana Bárbara de Souza, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva.
Fonte:
Marketing & Tourism Review, v. 8, n. 2, p. 1-32, Agosto-Dezembro, 2022. 32 página(s).
Palavras-chave:
identidade de marca , imagem , percepção , Rio Grande do Norte , turismólogos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A atividade turística apresenta valores altos no país, principalmente nos meses de alta estação, a cidade de Natal/Rio Grande do Norte (RN) e a praia de Ponta Negra/RN apresentam bons posicionamentos nos rankings do turismo. O estudo inicia trazendo contribuições sobre marca, turismo e imagem e tem como objetivo analisar o valor da marca de Ponta Negra/RN como atrativo turístico a partir da percepção dos turismólogos, partindo do pressuposto que a praia vem perdendo seu valor diante da percepção dos profissionais. Para fins metodológicos, a pesquisa se caracteriza com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, tendo como público-alvo profissionais bacharéis em Turismo que trabalham, moram ou já visitaram Ponta Negra/RN. Como resultados algumas reflexões surgiram ao longo da pesquisa, como o questionamento sobre os turismólogos não mencionarem atrativos locais como alternativas a Ponta Negra/RN. Foi percebido que a praia mantém seu valor, mas precisa de ferramentas para que esse bom posicionamento se mantenha futuramente e não confirme a hipótese que Ponta Negra/RN é vista como um local atrativo e com valor turístico, mas que fatores como infraestrutura, insegurança, entre outros pontos, estão influenciando na queda do seu posicionamento entre os atrativos da cidade e na forma como é percebida pelos turismólogos. Foi possível observar que a imagem de Natal/RN e a praia Ponta Negra/RN continuam bem posicionadas entre os turismólogos e entre os turistas, dado os resultados do questionário aliados aos resultados nos documentos oficiais, concluindo-se que a praia não vem perdendo seu valor, mas alguns fatores podem influenciar na queda da sua imagem futuramente. Desse modo, o estudo pode ser expandido para outros profissionais, como os guias de turismo a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de abordar o tema com maior detalhamento do assunto e dos resultados, além disso pode-se realizar um estudo com um maior quantitativo de entrevistados e realizar a comparação dos públicos abordados.