ID: 10296
Autoria:
Clara Isabel Koetz, Douglas Wegner, Carin Maribel Koetz.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 13, n. 31, p. 162-181, Janeiro-Abril, 2013. 20 página(s).
Palavras-chave:
Brand Equity , Comunicação Integrada de Marketing , Imagem da Marca , Posicionamento
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
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O caso apresenta a situação das Faculdades Integradas do Paraná - FIP, uma instituição de ensino superior que enfrenta problemas de imagem e de comunicação com os seus públicos. Estes problemas foram advindos de um crescimento intenso que a instituição teve ao longo da sua história e que se intensificou a partir do ano de 2005. Um grupo de professores, ciente dessas dificuldades, realizou uma pesquisa com diversos públicos internos, como professores, coordenadores, reitor e pró-reitores, técnicos administrativos e acadêmicos e externos, como vestibulandos, agência de comunicação e imprensa, com o objetivo de identificar a imagem ideal e a imagem percebida em relação a FIP. Os resultados, que foram complementados com informações de pesquisas realizadas anteriormente, apontam diferenças entre a imagem considerada ideal e a imagem real nos mais diversos públicos. A partir dessas informações, os alunos são estimulados a analisar os problemas identificados e a propor uma estratégia de comunicação integrada, que permita reverter as falhas na comunicação e modificar a percepção da imagem da instituição.