ID: 52015
Autoria:
Luis Manuel Esteves da Rocha Vieira, Fábia Jaiany Viana de Souza, Wenner Glaucio Lopes Lucena.
Fonte:
Revista Pretexto, v. 19, n. 4, p. 88-98, Outubro-Dezembro, 2018. 11 página(s).
Palavras-chave:
Caso para Ensino , Governança Corporativa , Império X , Teoria da Agência , Teoria da Divulgação
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
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O presente caso narra a trajetória do empresário Eike Batista desde seus tempos de estudante de Engenharia, passando por seu primeiro empreendimento na mineração de ouro, ascensão a “maior empreendedor do Brasil” e homem mais rico do Brasil, até o declínio de seu grupo, culminando no pedido de recuperação judicial pessoal e de suas empresas. A partir de sua história é possível observar diversos pontos fulcrais que contribuíram ora para seu crescimento, ora para seu insucesso. Os fatos narrados destinam-se a uma reflexão que instigue estudantes e profissionais das áreas de Ciências Contábeis e Administração a relacionarem tais acontecimentos práticos à Teoria da Agência, Teoria da Divulgação e à importância da boa Governança Corporativa.