ID: 54975
Autoria:
Luis Eduardo Brandão Paiva, Francisca Juliana de Andrade Araujo, Márcia Martins Mendes De Luca, Alessandra Carvalho de Vasconcelos.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 35, n. 106, p. 86-107, Setembro-Dezembro, 2019. 22 página(s).
Palavras-chave:
Indicadores sociais e ambientais , Pequenas e médias empresas , Responsabilidade social corporativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo teve como objetivo analisar a associação entre as práticas de responsabilidade socioambiental e o desempenho econômico em pequenas e médias empresas brasileiras. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva, quantitativa e documental. Os dados foram obtidos por meio da análise dos websites institucionais das 100 PMEs que mais crescem no Brasil. Para a amostra, com 94 empresas, foram aplicadas técnicas de análise estatística dos dados, como estatística descritiva, inferencial e Análise de Correspondência. Os resultados apontaram que as empresas demonstram maior preocupação em evidenciar as práticas de responsabilidade social. Além disso, constatou-se uma associação entre as empresas que mais destacaram as práticas de responsabilidade socioambiental em seus websites institucionais, direcionados ao planejamento estratégico, e um alto e médio-alto desempenho econômico; e também que as empresas que evidenciaram em seus websites alguma premiação relacionada às práticas de responsabilidade socioambiental tiveram, então, desempenho econômico superior ao das demais.