ID: 71037
Autoria:
Bianca Drielly Mendes, Thaís Silva Alves, Lilian Bambirra de Assis, Uajará Pessoa Araújo.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 10, n. 3, p. 5-24, Abril, 2023. 20 página(s).
Palavras-chave:
Covid-19 , Desempenho Econômico-Financeiro , Franquias , Inovação , Sistema de franquias brasileiro
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O sistema de franquias brasileiro possui projeções de crescimento e tem se tornado uma opção cada vez mais interessante para quem deseja abrir seu próprio negócio (ABF, 2020, ORTEGA ET. AL, 2016). Porém, com a eclosão da Covid-19, esse cenário foi alterado e tornaram-se desconhecidas as consequências da pandemia para esse mercado. Diante disso, esse artigo objetivou analisar como os impactos da Covid-19 e suas consequentes medidas de isolamento social afetaram o desempenho do mercado de franchising brasileiro. Para isso, realizou-se uma análise diagnóstica e comparativa de dados, de enfoque descritivo e analítico, a partir de pesquisa documental. Analisou-se 19 relatórios de desempenho do 1º trimestre de 2019 ao 1º trimestre 2022, elaborados pela ABF e disponíveis em seu site até o momento. Os resultados apontam uma grande variação de desempenho durante o período, sendo o 2º trimestre de 2020 o mais afetado. O mercado de franquias, no entanto, mostrou-se resistente, inovador e adaptativo, acarretando, já no 4º trimestre de 2021, a retomada total desse sistema, superando ainda os números de 2019. Destaca-se, também, a variação entre segmentos, alguns mantiveram as expectativas de crescimento como Casa e construção e Saúde, beleza e bem-estar, outros foram fortemente afetados como os Serviços de hotelaria e turismo e Entretenimento e lazer, nota-se, no entanto, um gradual ritmo de recuperação desses setores.