ID: 67100
Autoria:
Arthur Gomes da Silva Monteiro, Patrícia Cristina Statella Martins, Camila Benatti.
Fonte:
Marketing & Tourism Review, v. 7, n. 1, p. 1-42, Janeiro-Julho, 2022. 42 página(s).
Palavras-chave:
Covid-19 , FUNDTUR , Instagram , Pandemia , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente trabalho tem como objetivo analisar a promoção do Turismo no estado de Mato Grosso do Sul, por meio do perfil, no Instagram, da campanha “VISIT MS” (@visitmsoficial), durante período específico da pandemia da COVID-19. Essa campanha foi promovida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR-MS), responsável pelo turismo em escala estadual. Considerando a imagem como instrumento de comunicação do destino, foram analisadas publicações na rede social escolhida, dentro do período de início dos casos no Brasil, 11 de março a 29 de setembro de 2020, quando foi lançada a campanha de retomada da FUNDTUR-MS: “Vem, mas vem de máscara!”. Foram levantadas 196 publicações, analisadas a partir de 13 itens: tipo de arquivo, hashtag, localização, número de curtidas, período de publicação, algoritmo do Instagram, dentre outros. Percebeu-se que a imagem de Mato Grosso do Sul foi tratada com uma identidade regionalizada, valorizando produtos típicos e reforçando tipos de público-alvo. O posicionamento vem da identificação de personas: jovens, famílias, casais, terceira idade, LGBT, além de eventos e negócios, prática de pesca e birdwatching no pantanal. Com esse ambiente, a FUNDTUR-MS apostou nas imagens ao ar livre e no espaço que a natureza proporciona. Ademais, notou-se um cuidado ao tratar da retomada do turismo, considerando a gravidade da pandemia e adotando medidas restritivas e cautelares, para um retorno gradual, a fim de minimizar o agravamento dos casos da COVID-19.