ID: 55239
Autoria:
Gilberto Soares da Silva, Lia de Azevedo Almeida.
Fonte:
Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 8, n. 1, p. 123-144, Janeiro-Abril, 2019. 22 página(s).
Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável , Indicadores de Sustentabilidade , Instituições de Ensino Superior
Tipo de documento: Artigo (Português)
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'Objetivo': Este artigo tem como objetivo, propor um conjunto de indicadores de sustentabilidade que compreenda suas três dimensões (social, ambiental e econômico), baseado na revisão de literatura, capazes de avaliar o desempenho sustentável de Instituições de Ensino Superior (IES). 'Metodologia': Foi realizado um estudo de natureza teórica, com abordagem exploratória e qualitativa, a partir de uma revisão de literatura em trabalhos internacionais e nacionais que apresentassem ferramentas de mensuração da sustentabilidade em IES ou outras organizações, finalizando com a validação por um grupo de especialistas. 'Originalidade/ relevância': Foi identificado que as ferramentas existentes não contemplavam as três dimensões da sustentabilidade (social, ambiental e econômica), por isso a ferramenta proposta pretendeu superar essa lacuna. 'Principais resultados': Como resultado, este estudo apresenta um conjunto de 37 indicadores, que foram divididos em seis aspectos principais: corpo acadêmico; corpo administrativo; operações e serviços; ensino, pesquisa; e, extensão universitária. A proposta salienta que os indicadores são significativos em pelo menos uma das dimensões da sustentabilidade, como também, observam a interligação [dos indicadores] em duas ou mais dimensões, de modo que, cada aspecto possa ser contemplado em diferentes dimensões. 'Contribuições teóricas/metodológicas': A principal contribuição do trabalho é apresentar uma ferramenta holística e aplicável em qualquer universidade do Brasil. 'Conclusão': Propõe-se que a ferramenta seja aplicada anualmente, observando a frequência de mensuração dos indicadores, contribuindo para a análise do desempenho das IES, bem como, servindo de parâmetro comparativo entre diferentes universidades.