ID: 9614
Autoria:
Italo Fernando Minello, Leticia da Costa Alves, Laura Alves Scherer.
Fonte:
BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 10, n. 1, p. 19-31, Janeiro-Março, 2013. 13 página(s).
Palavras-chave:
comportamento empreendedor , empreendedor , insucesso empresarial
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente artigo tem como objetivo analisar, na percepção dos empreendedores, quais os fatores que mais contribuíram para o insucesso empresarial. Para atender esse objetivo, fezse uma breve abordagem a respeito das concepções de empreendedor e suas características, bem como sobre o insucesso empresarial. Este artigo caracteriza-se como qualitativo do tipo exploratório, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com sete empreendedores que vivenciaram o insucesso empresarial. A partir do quadro referencial de Longenecker et al. (1999) e Dotlich e Cairo (2003), foram definidas três categorias de análise a priori: características comportamentais, gestão financeira e controle interno, e relações com o mercado. Posteriormente, foi criado um protocolo, que serviu de embasamento para a discussão das categorias que foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Em relação às características comportamentais, a arrogância, a onipotência e a atuação do empreendedor foram as que mais se destacaram como fatores que levaram ao insucesso; no que se refere à gestão financeira e controle interno, ressalta-se que a falta de conhecimento técnico e de experiência, e a pressão emocional podem influenciar negativamente a gestão do negócio; já na categoria relações com o mercado, observou-se que os empreendedores não se preocupavam em analisar o ambiente mercadológico, no intuito de identificar as necessidades do mercado, mas sim em atender aos seus próprios desejos. Pode-se constatar, então, que o fator mais relevante que pode levar ao insucesso empresarial, na perspectiva dos empreendedores entrevistados, é o seu próprio comportamento.