ID: 6655
Autoria:
George Bedinelli Rossi, Fernanda Liveri, Dirceu da Silva, Mauro Neves Garcia.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 42, p. 59-77, Janeiro-Março, 2012. 19 página(s).
Palavras-chave:
Interatividade , Internet , Meio de comunicação , Memorização
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Estima-se que, atualmente, 29% da população mundial e 38% da brasileira
usem a Internet, evidenciando, assim, sua importância no cotidiano das
pessoas em âmbito mundial e nacional. Considerando a Internet como meio
de comunicação, esta pesquisa investiga a influência da Interatividade
como fator a aumentar a memorização aos sites na Internet. Segundo a
literatura os fatores multicaminhos, imediatismo e contingente aumentam a
interatividade e sites que fornecem um ou mais desses fatores
influenciam a memorização. Para melhor compreensão da situação-problema,
identificação das pistas e elaboração das hipóteses, foram realizadas
20 entrevistas pessoais em profundidade. Em seguida, por meio de
levantamento, fez-se uma pesquisa quantitativa exploratória com 300
entrevistados. As hipóteses foram testadas por meio do Qui-quadrado e
por análise de agrupamentos hierárquicos e não hierárquicos. Os
resultados da pesquisa, para a amostra usada, indicam que, quanto menor
for o número de pistas de um site, maior será a memorização e o acesso,
ou visitação, ao site. A contribuição teórica desta investigação é que
os sites que oferecem menos pistas são mais interativos, tornando-se
mais lembrados. A implicação gerencial é que sites com claro
posicionamento e com poucas quantidades de informações, ou pistas,
tendem a ser mais lembrados e acessados pelos internautas.