ID: 51648
Autoria:
Shalimar Gallon, Elem Rabelo Duarte Vaz, Larissa Nardes do Nascimento.
Fonte:
Revista de Negócios, v. 23, n. 2, p. 57-72, Abril-Junho, 2018. 16 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia de Internacionalização , Expatriação , Gestão de Pessoas Internacional , Internacionalização
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A expatriação é um processo corrente na condução dos negócios internacionais. No processo de expatriação, as práticas e políticas de Gestão de Pessoas devem estar alinhadas às estratégias empresariais a fim de contribuir para a consecução dos objetivos globais da organização. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a influência da expatriação na estratégia de internacionalização através de um estudo de caso qualitativo em uma empresa brasileira e sua subsidiária portuguesa. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro semiestruturado, contemplando 23 entrevistas. Na análise de dados, foi utilizado o software Max-Qda (2007) para organização das categorias de análise, baseada na técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que a empresa está voltada para o mercado brasileiro com lento amadurecimento internacional e propicia o surgimento de novas configurações de empregados internacionais (cidadão do mundo, flexpatriado e gestor global). Apesar de a expatriação ser entendida como importante, é usada de maneira pontual; está voltada para levar a cultura da empresa para as unidades do exterior. Esse estudo contribui para que as organizações incluam a expatriação nas estratégias organizacionais e a percebam como um importante processo na globalização da empresa. Como sugestões de estudos futuros, deve-se analisar as diferenças no amadurecimento de internacionalização e as tendências para a gestão de expatriados das diferentes teorias de internacionalização. Se torna interessante entender, em longo prazo, o amadurecimento da internacionalização e, portanto, sugere-se um estudo longitudinal para acompanhar tal processo.