ID: 49964
Autoria:
Elida Furtado da Silva Andrade, Josiane de Oliveira, Emerson Antonio Maccari, Heloisa Hollnagel.
Fonte:
Revista Gestão & Tecnologia, v. 18, n. 2, p. 100-127, Maio-Agosto, 2018. 28 página(s).
Palavras-chave:
avaliação , inovação , Isomorfismo , pós-graduação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O sistema de avaliação da pós-graduação, implantado pela CAPES, propicia identificar ações que possam levar os programas a atingirem padrões internacionais de qualidade e fornece informações para subsidiar decisões relativas a autorizações, credenciamentos e distribuição dos recursos (fomento à pesquisa), de forma que estes possam atingir os resultados desejados. Entretanto, como todos os programas, independente da área de avaliação, devem seguir os mesmos quesitos e métricas do sistema de avaliação, esses programas, podem tender ao isomorfismo coercitivo. Neste trabalho procurou-se verificar como se dá a inovação nos Programas de Pósgraduação em Administração stricto sensu em um ambiente isomórfico. O método utilizado foi a pesquisa documental, realizada em programas de excelência da área de conhecimento Administração. Como resultado do estudo observou-se que, pressionados pelos mesmos requisitos e em busca da excelência no processo avaliativo, os programas passam por processo de isomorfismo coercitivo e que poucos são os programas que promovem ações diferenciadas, as quais ocorrem, principalmente, no que tange à inserção social e à internacionalização. Como exemplo dessas ações, citam-se o programa de bolsas taxa e o módulo internacional obrigatório na matriz curricular, instituídos concomitantemente por somente um dos programas de pós-graduação, dentre os pesquisados.