ID: 58608
Autoria:
Luiza Jawetz, Patricia Martins Fagundes Cabral, José Carlos da Silva Freitas Junior.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 18, n. 2, p. 17-45, Maio-Agosto, 2020. 29 página(s).
Palavras-chave:
Criatividade , Liderança , Liderança Coletiva , Liderança Criativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo se propõe a entender a maneira como a liderança criativa reforça a sua dimensão coletiva nas organizações. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, através de dois estudos de caso e de uma entrevista em profundidade com um profissional de notório saber ligado ao ativismo criativo. Na visão do estudo, adota-se nesta pesquisa a compreensão de que, a criatividade é um processo disruptivo que questiona os limites e os pressupostos estabelecidos e nos leva a pensar além; e cabe à liderança mobilizar indivíduos e equipes a se desafiarem neste processo criativo, contribuindo para os resultados organizacionais dos limites. As empresas dos estudos foram definidas pela liderança, pois possuem criativas, coletivas e informais. Os líderes formais e liderados das organizações foram os sujeitos do estudo, resultando em um total de nove entrevistas. Fundamentou-se a revisão da literatura na liderança criativa (RICKARDS; MOGER 1999, 2000) e coletiva (DERUE; ASHFORD, 2010; CABRAL; SEMINOTTI, 2009a; 2009b), entendendo que pode existir uma nova perspectiva de liderança a partir da convergência entre ambas. Essa convergência baseou a análise dos achados empíricos que foram discutidos à luz da teoria de fractais (NONAKA ET AL.,2014) por meio de quatro categorias definidas a priori pelos objetivos específicos do estudo: a) as estruturas organizacionais; b) os movimentos individuais; c) os movimentos grupais; d) os movimentos organizacionais. Os resultados decorreram, portanto, dessas categorias, e podem ser assim sintetizados: a)as estruturas organizacionais apresentam disposições físicas que resultam na aproximação entre as pessoas, além de valores organizacionais mais horizontais gerados por líderes formais e reforçados pelos demais; b)a dimensão individual apresenta sujeitos criativos, que compartilham ideias e informações, possuindo suporte de seus pares, de demais líderes e de liderados; c) a dimensão grupal se caracteriza pela recursividade do poder, pelos elos entre líderes e liderados, pelos pares e superiores hierárquicos, além da confiança criada na organização e espaços para compartilhamento de ideias; d)a dimensão organizacional apresenta visões compartilhadas a partir da diversidade de pessoas, sendo potencialmente generativa de novos líderes criativos. Portanto, os resultados do estudo indicam que a estrutura organizacional serve de base para a criação desse contexto. Assim, a partir de lideranças que criam estruturas e valores organizacionais mais flexíveis e sistêmicos, elas permitem o surgimento das dimensões individuais, grupais e organizacionais. E, por sua vez, a dimensão grupal pode resultar na dimensão coletiva da liderança criativa sendo reforçada, além da dimensão organizacional fomentar novos líderes criativos.