ID: 63599
Autoria:
Sheila Trícia Guedes Pastana, Nilton Soares Formiga.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 12, n. 2, p. 327-352, Maio-Agosto, 2021. 26 página(s).
Palavras-chave:
Escala de lealdade ao bairro , Gestão dos bairros , Gestão urbana , Lealdade , Qualidade de vida
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente artigo tem como objetivo desenvolver e validar uma medida de escala de lealdade ao bairro, a partir da perspectiva de indivíduos que habitam nas áreas sul e leste da cidade de Natal-RN. Tem como direção conceitual a compreensão das dimensões da qualidade de serviços intraurbanos, atinentes a perspectiva da qualidade de vida urbana, que relacionam estudos que advêm da sustentabilidade urbana, logística da cidade, mobilidade sustentável, cidades inteligentes, planejamento, gestão urbana e satisfação residencial. Concernir essas complexas inter-relações acima descritas consolida o entendimento deste estudo. Em função disso, propõe-se uma ferramenta de mensuração da lealdade de moradores para com seus bairros, possibilitando insights que poderão direcionar a tomada de decisão por parte dos gestores, favorecendo bairros mais atraentes, acolhedores, o bem-estar das pessoas e investimentos públicos e privados. Participaram do estudo 545 respondentes, homens e mulheres, acima de 18 anos, distribuídos em duas zonas residenciais, sendo 54% da zona sul e 46% da zona leste. Através da coleta de dados do tipo Survey, ao finalizá-la, realizou-se estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e confirmatória, bem como, Anova. Quanto aos resultados, os testes psicométricos deram robustez e confiabilidade a este estudo, evidenciando que a escala Lealdade ao Bairro (LB) é segura às referidas mensurações, consistente e fidedigna a uma estrutura fatorial de um único fator e que não houve diferença entre as zonas urbanas pesquisadas, comprovando com isso, o mesmo nível de lealdade.