ID: 8762
Autoria:
Fernanda Maria Felício Macedo, Diego Luiz Teixiera Boava, Luiz Marcelo Antonialli.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 5, p. 171-203, Setembro-Outubro, 2012. 33 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Estrategista , Fenomenologia social , Método , Pesquisa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A investigação científica em estratégia, no decorrer do tempo, vem
passando por transformações que podem ser analisadas como uma evolução
da produção do conhecimento neste campo. Tal evolução se processa via
tentativa de formulação de um saber estratégico voltado para
organizações e ambientes dinâmicos. Dessa forma, o conhecimento
estratégico elaborado até o momento se relaciona com várias ferramentas
para auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão. Todavia,
observa-se na estratégia outras dimensões que existem por si e em si
mesmas, mas que por variados motivos são exploradas de maneira pouco
aprofundada, como o estrategista. Isto se dá não por desinteresse dos
pesquisadores, mas por necessidades de natureza prática, que são
orientadas pelo modo de produção capitalista – ideologia. Isso ocorre
quando a ciência estuda a realidade posta, não a origem ou os primeiros
princípios. Desta forma, investiga-se neste trabalho como se processa a
pesquisa em estratégia, com a constatação do predomínio de uma visão
funcionalista na pesquisa sobre este fenômeno. Diante deste contexto,
emerge a necessidade de se abordar o tema a partir de outras
perspectivas, como a interpretativa, por exemplo. Outrossim, pretende-se
propor um outro modo de acesso ao fenômeno estratégico a partir do
emprego da fenomenologia social. Tal vertente, que pertencente à
orientação paradigmática interpretativa, trata de questões como a
intersubjetividade, alter ego, mundo da vida, processo de
significação, tipificação, conduta e ação social, teoria da motivação,
construção de esquemas típicos ideias que apresentam grande potencial de
contribuição para o avanço da compreensão holística da estratégia. O
paradigma interpretativo oferece algo a mais à estratégia buscando
conhecer o fenômeno estratégico à luz da subjetividade de estrategista,
considerando sua racionalidade substantiva e experiência de vida.
Destaca-se que este olhar é uma proposta de aprofundamento dos estudos a
partir de outra linha paradigmática de pesquisa, não apresentando tal
orientação maior ou menor relevância que a linha vigente funcionalista.
Portanto, neste trabalho pretende-se contribuir para o avanço das
pesquisas em estratégia, ainda que seu escopo seja propedêutico,
elaborando uma proposta de abordagem inovadora do fenômeno estratégico.