ID: 68708
Autoria:
Hiata Anderson Silva do Nascimento, Marlon de Jesus Ferreira, Everaldo de França.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 10, p. 62-82, Maio-Agosto, 2022. 21 página(s).
Palavras-chave:
empreendedorismo , marketing , produto , prospecção
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivo do estudo: Levantar a demanda de pelo menos 5 produtos e serviços da comunidade de Barra de São Francisco/ES e arredores. Metodologia: Para pesquisa descritiva foi o aplicado um questionário, com 8 perguntas sobre produtos e serviços mais destacados e aqueles que faltam no comércio da região de Barra de São Francisco. Participaram da pesquisa 218 entrevistados. Principais resultados: Os 5 produtos representativos foram: café (38,53%), leite (18,81%), granito (11,01%), banana (3,21%) e queijo (3,21%), demais produtos citados (25,23%). Os serviços que mais fazem falta na localidade foram, shopping (1,84%), IML (1,84%), cinema (1,37%), saúde (0,46%) e faculdade (0,46%), demais serviços (55,50%), não souberam ou não responderam (35,53%). Estes dados sugerem que os entrevistados não têm a real noção do conceito de serviços no mix de marketing. Contribuições teóricas: Os produtos produzidos na região não possuem valor agregado, o que poderia significar uma oportunidade para empreendedores, sobretudo jovens investirem. Assim é de fundamental importância prospectar produtos e serviços antes do início de um empreendimento ou do lançamento de um produto. Relevância/originalidade: Até onde se tem conhecimento, nenhuma pesquisa foi conduzida no Ifes Campus Barra de São Francisco om o intuito de prospectar demandas para abertura ou não de novos negócios em pequenas localidades. O ensino de empreendedorismo parece não estar acompanhando a dinâmica do mercado. Implicações para a gestão: É preciso ampliar os programas de ensino de empreendedorismo para que os negócios, sobretudo aqueles geridos por jovens, tenham maior sobrevivência no mercado local.