ID: 8628
Autoria:
Alexandre João Munhoz, Mario Nei Pacagnan.
Fonte:
Revista de Gestão, v. 19, n. 2, p. 307-326, Abril-Junho, 2012. 20 página(s).
Palavras-chave:
Atividades de Marketing , Construção Civil , Orientação para o Mercado
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Em geral, o uso das escalas de Orientação para o Mercado (OPM) tem como propósito central
mensurar a utilização dos conceitos de Marketing por empresas no desenvolvimento de suas atividades no
mercado. Nesse sentido, a escala Markor procura identificar a OPM da organização, mensurando-a por
intermédio do fluxo de informações de mercado que são apropriadas pelas empresas numa perspectiva
associada à inteligência de mercado. Entretanto, além do fluxo das informações pertinentes à inteligência
de mercado, existem outras atividades que fazem parte da “aplicação do marketing” nas empresas que não
são consideradas nessas escalas. Diante disso, procuramos elucidar melhor esse questionamento buscando
as relações entre os dois conceitos. Nessa linha de raciocínio, o uso integrado dos esforços mediante a
incorparação das atividades de marketing às informações de inteligência de mercado estruturadas na escala
Markor apresenta-se como uma oportunidade a ser explorada. Portanto, o presente estudo teve como
objetivo principal revelar a relação entre as práticas das atividades de marketing e o nível de OPM das
empresas. Após a condução de uma revisão literária preliminar sobre o tema, efetuou-se uma pesquisa de
campo de natureza quantitativa em uma amostra de empresas construtoras de condomínios residenciais nas
cidades de Londrina e Maringá, buscando avaliar as possíveis relações entre os dois constructos, ou seja,
as práticas das atividades de Marketing e as questões efetivas da OPM, pautadas na escala MARKOR. As
análises estatísticas foram conduzidas mediante a aplicação do teste Exato de Fisher, que permite verificar
as relações entre as variáveis, e, de maneira complementar, do teste V de CRAMER, que destaca a
significância das mesmas variáveis. Como resultado preliminar, verificou-se positivamente a relação entre
“emprego” das atividades de marketing e a OPM. Embora os resultados gerais não tenham confirmado a
relação significativa entre os dois constructos na amostra pesquisada, outras questões emergiram,
apontando diferentes perfis de interface entre determinadas atividades de marketing e os constructos da
OPM, por meio da escala MARKOR.