ID: 11562
Autoria:
Geraldo Luciano Toledo, Marcelo Hiroshi Nakagawa, Sandra Sayuri Yamashita.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 3, n. 1, p. 33-78, Janeiro-Junho, 2002. 46 página(s).
Palavras-chave:
Comércio eletrônico , Composto de marketing , Decisões de marketing , Internet , Marketing empresarial
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nos últimos anos, a Internet tem-se consolidado como um fenômeno que,
definitivamente, não pode ser ignorado; ao contrário, é imperativo que
seu potencial estratégico seja considerado pelas empresas,
principalmente em relação a como ela deve ser abordada e integrada ao
processo de marketing. No entanto, muitas empresas, por não estarem
adequadamente preparadas, adotam soluções tecnologicamente avançadas,
porém estrategicamente estéreis, acarretando perda de eficiência nos
processos gerenciais e ineficácia na consecução dos objetivos. Este
texto tem por objetivo analisar o conceito de Composto de Marketing sob a
óptica de sua importância para o estabelecimento da estratégia de
marketing, e avaliar as implicações aportadas pela Internet, um fenômeno
comercialmente recente, ao processo gerencial de marketing. Isto
envolve uma discussão sobre as decisões relativas às variáveis
controláveis de marketing, tendo em vista o surgimento da Internet como
ferramenta de negócios e meio de comunicação. Os autores concluem que,
embora muitas abordagens interessantes estejam sendo desenvolvidas em
relação à estratégia de marketing, há, ainda, muitas questões a serem
respondidas, principalmente devido às constantes mudanças tecnológicas e
transformações nos processos de negócios em curso.