ID: 64623
Autoria:
Daniel Kamlot.
Fonte:
Teoria e Prática em Administração, v. 11, n. n. especial, p. 1-10, Dezembro, 2021. 10 página(s).
Palavras-chave:
bem-estar social , comportamento , COVID-19 , marketing social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo do estudo: O presente estudo parte do cerne do marketing social, isto é, da alteração no comportamento dos indivíduos visando à obtenção de bem-estar social no longo prazo, para descrever o contexto de inserção das práticas de alteração do comportamento da sociedade na realidade brasileira, e relaciona as recomendações focadas no combate à pandemia do COVID-19 ao que é apregoado pelo marketing social. Metodologia: O foco nas abordagens comportamentais direcionadas ao enfrentamento da pandemia se deu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, seguindo uma estrutura lógica e reflexiva, em que se ressaltam a interpretação e a argumentação. Assim, foram enumeradas as práticas indicadas ao enfrentamento do recente surto de COVID-19, identificando aquelas que condizem com os preceitos do marketing social. Principais resultados: São apresentadas as principais recomendações relacionadas ao combate ao COVID-19, apreciações e ponderações, identificando a relação de tais recomendações às práticas de marketing social e como estas podem contribuir para gerar maior bem-estar no cenário de pandemia acarretado pelo COVID-19. Contribuição acadêmica: Apresenta-se como uma abordagem baseada em direitos humanos auxilia no gerenciamento de riscos e oportunidades, além de oferecer um método particularmente útil para lidar com questões desafiadoras inerentes ao marketing social, contribuindo na literatura sobre o tema. Observam-se, especificamente, elementos constituintes de aspectos do marketing social relacionados aos âmbitos social, psicográfico, político-legal e demográfico. Contribuição prática: Promove-se a compreensão de como uma abordagem baseada em direitos humanos apresenta aos profissionais de marketing social um guia prático cujas implicações incluem a facilitação do reconhecimento das expectativas da sociedade brasileira e a ajuda no desenvolvimento de maneiras mais sustentáveis de abordar problemas sociais.