ID: 70969
Autoria:
Valéria Ermes Santos, Beatriz Gondim-Matos, Patrick Wendell Barbosa Lessa.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 15, n. 2, p. 1-16, Abril-Junho, 2023. 16 página(s).
Palavras-chave:
Lei do Minuto Seguinte , Marketing Social , Violência contra a mulher
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivo da pesquisa: compreender as decisões relativas à definição do público-alvo e às estratégias adotadas para a execução da campanha. Enquadramento teórico: busca, por meio da lente do Marketing Social e suas estratégias, descrever e analisar a campanha Lei do Minuto Seguinte, lei que garante atendimento emergencial, completo e gratuito nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas de violência sexual. Metodologia: de natureza qualitativa, este artigo é um estudo de caso da campanha Lei do Minuto Seguinte, lançada em 2018, a partir de uma iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo, órgão do Ministério Público Federal em colaboração com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). Resultados: percebeu-se que o público primário foram as mulheres e que a campanha contou com apoio institucional e de voluntários, ocorrendo de forma não estruturada. Somado a isto, o desconhecimento das leis que garantem auxílio para as mulheres é significativo. Originalidade: realização de um estudo de caso utilizando a lente teórica do Marketing Social a fim de avaliar o processo de lançamento de uma campanha cujo assunto é tênue e preocupante para a qualidade de vida no Brasil. Contribuições teóricas e práticas: notou-se a necessidade de avaliar e validar os efeitos das ações da campanha desde o seu lançamento até o momento. Além disso, foi possível identificar que novas campanhas precisam educar diferentes públicos envolvidos de forma indireta, como homens e crianças, e, consequentemente, novas pesquisas precisam ser realizadas a fim de entender os impactos de cada campanha lançada cujo objetivo seja alterar o comportamento do indivíduo e da sociedade como um todo.