ID: 57941
Autoria:
Mauro Torrente, Otávio Bandeira De Lamônica Freire.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 18, n. 1, p. 218-242, Janeiro-Abril, 2020. 25 página(s).
Palavras-chave:
bibliometria , estudo bibliométrico , mapeamento científico , marketing ambiental , marketing verde
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A revisão da literatura é parte essencial e indispensável em qualquer pesquisa. Entretanto, apesar da sua importância, muitas revisões para coletar literaturas relevantes são desprovidas de rigor científico, fato que compromete uma melhor compreensão do tema estudado. Assim sendo, uma maneira para enfrentar esse desafio passa pela realização de estudos bibliométricos, que empregam princípios científicos e recursos técnicos para mensurar aspectos das produções científicas. Um tema de pesquisa cujo interesse aumentou nas últimas décadas foi o do Marketing Verde, área do Marketing que emprega estratégias para atender aos desejos e necessidades dos consumidores e da sociedade, a partir da promoção de produtos ou serviços que favorecem o desenvolvimento sustentável. Esse interesse tem sido estimulado pelas discussões sobre as ameaças ambientais, decorrentes dos impactos negativos das atividades antrópicas, que colaboraram para o surgimento de um segmento de consumidor que pondera os efeitos de seu padrão de consumo ao meio ambiente. Nesse sentido, diante da atenção que esse campo de pesquisa tem recebido da comunidade acadêmica, dos desafios existentes para se mapear e identificar literaturas relevantes e a importância das técnicas bibliométricas para minimizar esse gap, foi proposto este estudo, que tem o objetivo de analisar e identificar aspectos relevantes da produção científica sobre Marketing Verde. Foram coletados 464 artigos da base Scoups, publicados entre 1994 e 2018 em 157 periódicos por 929 autores de 389 instituições e 56 países, os quais foram analisados por meio de uma abordagem bibliométrica, com o auxílio da ferramenta SciMAT (Science Mapping Analysis software Tool). Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o campo de pesquisa Marketing Verde (i) está com maturidade moderada, (ii) concentra-se nas áreas de negócios, gestão e contabilidade, bem como em ciências sociais e ambientais, (iii) apresenta os temas mais estudados atualmente relacionados ao comportamento do consumidor, produtos verdes, questões ambientais e propaganda, (iv) teve mais publicações dos Estados Unidos, Índia e Reino Unido, (v) apresenta como autores com mais produções, Yu-Shan Chen da National Taipei University de Taiwan e Arminda Maria Finisterra do Paço da Universidade da Beira Interior de Portugal, com oito publicações cada, (vi) teve a maior quantidade de artigos publicados nas revistas Marketing Intelligence and Planning do Reino Unido e Journal of Cleaner Production da Holanda, (vii) concentra as maiores quantidades de publicações na Universidade de Beira Interior de Portugal, University of Leeds do Reino Unido e Tamkang University de Taiwan, e (viii) apresenta neste estudo vinte e três artigos que pertencem à sua elite de produção científica.