ID: 63039
Autoria:
Kelmara Mendes Vieira, Thiago Schirmer Feltrin Feltrin, Matheus Pissutti, Leander Luiz Klein.
Fonte:
Teoria e Prática em Administração, v. 11, n. 2, p. 60-75, Julho-Dezembro, 2021. 16 página(s).
Palavras-chave:
Administração pública , Efetividade de processos , Gestão de processos , Maturidade de processos , Valores Lean
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: Este trabalho tem como objetivo avaliar os valores Lean e sua relação e sua variação diante de medidas de maturidade e de efetividade da Gestão de Processos. Método: O método do trabalho consiste em uma pesquisa quantitativa caracterizada como survey, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Obteve-se uma amostra válida de 1003 respostas da instituição estudada. A análise de dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, da análise fatorial exploratória (AFE), da correlação de Pearson, da análise de cluster e do teste t e do teste Mann-Whitney. Resultados: Os resultados permitem identificar uma relação positiva entre a melhoria contínua e o pensamento a longo prazo e a maior efetividade e maturidade de processos. Pode-se verificar, também, que a efetividade é maior no cluster em que a maturidade é maior. Contribuições: Como conclusão deste trabalho, pode-se afirmar que os valores Lean funcionam como fundamentos para a gestão baseada em processos. Os valores Lean são elementos basilares para gerar melhorias operacionais e organizacionais na condução e na realização das atividades de uma organização pública. Além disso, os resultados deste artigo contribuem para que os gestores trabalhem na consecução de parâmetros de padronização e de melhoria de processos.