ID: 68610
Autoria:
Luiz Alexandre Valadão de Souza, Iluska Lobo Braga, André Luís Faria Duarte, Leonardo Ferreira Bezerra.
Fonte:
Revista de Tecnologia Aplicada, v. 11, n. 1, p. 34-49, Janeiro-Abril, 2022. 16 página(s).
Palavras-chave:
Competitividade , Modelo de Hart e Milstein , Natura , Relatórios de sustentabilidade , Sustentabilidade , Valor sustentável
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A percepção da necessidade de aliar a sustentabilidade aos negócios vem deixando de ser encarada como custo, sendo vista, cada vez mais, como uma oportunidade. O objetivo principal é analisar os temas e as demandas relacionadas à sustentabilidade no que tange a criação de valor para o negócio. Para tanto, foi utilizado o relatório de sustentabilidade da Natura, uma empresa brasileira conhecida pela gestão voltada para práticas de sustentabilidade. Foi realizada coleta de dados nos relatórios anuais de 2015 e 2019 da empresa, onde foram levantadas as estratégias organizacionais e analisadas à luz do modelo de Hart e Milstein (2004). O Modelo do Valor Sustentável proporcionou uma eficaz ferramenta para o diagnóstico e análise do Caso Natura, e embora não tenha sido utilizada na formulação de estratégias, demonstrou o seu potencial para identificar o valor sustentável a partir de ferramenta clara e objetiva.