ID: 58333
Autoria:
Rodrigo Marques de Almeida Guerra, Paula Jaqueline Knebel, Maria Emilia Camargo.
Fonte:
GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 17, n. 2, p. 169-183, Julho-Dezembro, 2019. 15 página(s).
Palavras-chave:
Dispositivos móveis , Mobile marketing , Modelagem de equações estruturais , Modelos rivais , Novas tecnologias digitais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Mobile marketing tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tais como: marketing, tecnologia da informação e estratégia organizacional. Apesar dos avanços realizados, pouco tem sido feito para tornar o construto, e suas dimensões, ainda mais robusto. Mobile marketing é um conjunto de práticas que tem por finalidade interagir e gerar comunicação com potenciais clientes por meio de dispositivos móveis: smartphones, SMS e tablets. O uso de plataformas e de novas tecnologias digitais passaram a gerar novos hábitos de consumo. O objetivo desse artigo é identificar os elementos que influenciam na concepção de modelos rivais de mobile marketing. A pesquisa survey reuniu 222 respostas de potenciais consumidores de produtos/serviços por meio de dispositivos móveis. A análise dos dados foi realizada por meio de dois softwares estatísticos que auxiliaram na análise da estatística multivariada e da modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa confirmaram parte das hipóteses testadas, além de gerarem novos insights acerca das dimensões do mobile marketing. As implicações gerenciais da pesquisa sugerem que os modelos de mobile marketing podem auxiliar gestores e potenciais clientes na tomada de decisão em relação ao uso de plataformas ou novas tecnologias digitais para aquisição de produtos/serviços por meio de acesso à internet.