ID: 67854
Autoria:
Maria Clara Bôdas Vidilli, Laryssa Euzébio, Luciana Morilas.
Fonte:
Estudos de Administração e Sociedade, v. 6, n. 1, p. 20-33, Janeiro-Junho, 2021. 14 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem Transformadora , Evento , ODS , Reflexão , Refúgio
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Forçadas a abandonar suas casas devido a conflitos armados, violência e violação de direitos humanos, cerca de 70 milhões de pessoas refugiam-se em países em desenvolvimento (85% deles), como o Brasil, destino mais frequente nas últimas décadas. Trata-se de mão de obra qualificada, em regra, que poderia estar empregada, desde que os gestores tivessem consciência de suas histórias e do quanto podem agregar à empresa, principalmente no quesito internacionalização, já que muitos falam mais de um idioma. Criar consciência analítica em estudantes de administração, além de cumprir com os objetivos da Agenda 2030 e da iniciativa PRME da ONU, forma gestores engajados social e institucionalmente. Com esse objetivo, foi realizado o projeto ‘‘Todos somos refugiados’’ em disciplinas de direito internacional do curso de administração da FEA-RP/USP, integrando ensino, pesquisa e extensão, por meio da metodologia da aprendizagem integrada e transformadora. A pesquisa sobre os países em conflito que exportam refugiados e sobre os países que os recebem foi apresentada em relatórios, compilados em um e-book, e em pôsteres, utilizados como avaliação nas disciplinas, apresentados em um evento; o evento contou com a comunidade participando de uma imersão com várias dinâmicas antes de palestras proferidas por especialistas; as palestras resultaram, ainda, em um programa de rádio para atingir a comunidade que não participou do evento. É imprescindível que as discussões acadêmicas sobre temas específicos se disseminem ao público geral por iniciativas semelhantes, para que políticas públicas sejam formuladas e postas em prática de forma eficiente em se tratando de refugiados.