ID: 31460
Autoria:
Daniel Nascimento e Silva, Marison Luiz Soares, Omar Raimundo de Paula Teixeira, Chiara da Silva Simões.
Fonte:
Turismo: Visão e Ação, v. 16, n. 1, p. 115-143, Janeiro-Março, 2014. 29 página(s).
Palavras-chave:
Adaptação estratégica , Ambiente organizacional , Estratégias organizacionais , Setor de hotelaria
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A forma como o corpo gerencial percebe os ambientes organizacionais influencia tanto o gerenciamento quanto o delineamento estratégico que será executado; em última análise, é essa percepção que determina, na maioria das vezes, o sucesso ou o fracasso dos empreendimentos. O objetivo deste artigo foi verificar como os administradores de hotéis em Florianópolis (SC) percebem seu ambiente organizacional. Optou-se pela abordagem quantitativa e descritiva, utilizando-se questionários fechados para a coleta de dados. A população foi constituída por todos os hotéis classificados entre três e cinco estrelas; no entanto, a amostra foi composta de 22 organizações que devolveram o questionário preenchido. O instrumento abrangeu a percepção dos administradores em um período de cinco anos, em conformidade com as exigências do modelo de mensuração de ambiente apresentado na tipologia de Duncan, que classifica as dimensões do ambiente em simples-complexo e estático-dinâmico. Foi utilizada a análise de componentes principais para gerar os resultados. Os resultados demonstraram, para as variáveis estudadas, que 45,5% dos administradores percebem o ambiente como Estático-Simples, com reduzida percepção de incerteza, e 41% o percebem como Dinâmico-Complexo, com elevado grau de incerteza. A conclusão mostrou que, para a maioria dos administradores de hotéis, o ambiente se mantém estável e não oferece riscos, sendo propício a não implementação de mudanças mais radicais; para a outra parcela, é dinâmico e complexo, sendo mutável e exigindo rápida adaptação. Essas percepções têm conduzido as ações estratégicas do hotel: se oferece riscos, altera-se a estratégia; se não oferece, mantém-se.