ID: 39868
Autoria:
Karin Borges Senra.
Fonte:
Revista de Administração IMED, v. 5, n. 1, p. 70-83, Janeiro-Abril, 2015. 14 página(s).
Palavras-chave:
Conceito de Marketing , Mediação , Orientação para o Mercado , Valor , Valor Percebido pelo Cliente
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Cada vez mais tem sido reconhecida a importância, para o sucesso das organizações, do valor gerado para o cliente. O valor gerado para o cliente é, muitas vezes, considerado como um fator influenciado pela orientação para o mercado das organizações e influenciador da lealdade do cliente, impulsionando a continuação da relação. Os conceitos de valor e orientação para o mercado tiveram uma ascensão paralela na literatura nos anos 90. Desde então, ambos vêm sendo amplamente estudados. Todavia, muitas pesquisas assumem que a orientação para o mercado fornece um valor superior ao cliente, mesmo não havendo muitos estudos com propostas para explorar este relacionamento e compreender os meios pelos quais ele acontece. Dessa forma, este estudo visa realizar uma contribuição com o tema, elaborando uma proposição que relaciona esses conceitos, dada a sua grande utilização pelos estudiosos. Para tanto, foi analisada a literatura existente em torno desses dois conceitos. Apresentam-se as definições e peculiaridades dos conceitos de orientação para o mercado e valor, bem como são identificadas diferenças entre estes conceitos e o conceito de orientação para o cliente. Posteriormente, é proposto um modelo de relacionamento entre orientação para o mercado e valor percebido pelo cliente, destacando a importância de se testar esta relação, uma vez que a mesma tem sido utilizada como verdadeira ao longo dos anos. A principal contribuição do estudo é a integração de diversos conceitos encontrados dispersos na literatura num único modelo conceitual explicativo. Por fim, apresentam-se as considerações finais a respeito do relacionamento entre estas variáveis, bem como contribuições gerenciais, limitações e pesquisas futuras.