ID: 34678
Autoria:
Nestor de Oliveira Filho, Franciane Freitas Silveira, Paula Sanches Sant Ana.
Fonte:
Revista de Gestão e Projetos, v. 5, n. 3, p. 88-104, Setembro-Dezembro, 2014. 17 página(s).
Palavras-chave:
PME , Seleção de Novos Projetos , Tomada de Decisão Estratégica
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo deste estudo é investigar o processo, as características e os fatores influenciadores da tomada de decisão para a seleção de novos projetos. O método escolhido foi o estudo de caso único realizado em uma média empresa brasileira do setor de engenharia. Os resultados permitiram constatar que a empresa-alvo realiza a tomada de decisão de forma menos complexa do que apresentam os modelos teóricos sobre o tema, o que não seria necessariamente um problema. Contudo, o processo apresenta algumas deficiências, entre elas, a falta de periodicidade na tomada de decisão, deixando a decisão de empreitar novos projetos para os clientes solicitantes, a falta de uma análise mais robusta para suportar a tomada de decisão, pois a análise fica restrita aos fatores organizacionais em detrimento de fatores ambientais e possui um cunho personalista sujeito a experiências, limitações e preconceitos pessoais do principal decisor da organização. Indica-se como contribuição teórica a necessidade do desenvolvimento de uma literatura que destaque as melhores práticas para a tomada de decisão nas pequenas e médias empresas, sobretudo, as brasileiras. Como contribuição prática para os gestores, indica-se a necessidade de tratar com maior importância o aperfeiçoamento dos estágios do processo de tomada de decisão e para os governos e associações ligadas às pequenas e médias empresas, a necessidade de patrocínio de programas voltados ao tema.