ID: 9258
Autoria:
Rocío Alonso Lorenzo.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 697-713, Outubro-Dezembro, 2012. 17 página(s).
Palavras-chave:
Ação comunicativa , Ações afirmativas , Afrodescendentes , Análise argumentativa , Parcerias intersetoriais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetiva-se com este trabalho aprofundar o conhecimento sobre as
parcerias intersetoriais entre Estado, mercado e sociedade civil, a
partir da análise argumentativa de um caso, o projeto Geração XXI, a
primeira ação afi rmativa para jovens negros no Brasil. Este trabalho
utiliza as teorias da argumentação, sobretudo a teoria da ação
comunicativa de Habermas, para avaliar a validade dos discursos
manifestados pelos diferentes parceiros e a capacidade destes de criar
“situações dialógicas” que busquem possíveis soluções por vias
argumentativas. O trabalho baseia-se numa pesquisa qualitativa que
combinou a observação participante com entrevistas semiestruturadas. A
conclusão apontará que, apesar de o projeto ter sido bem gerenciado
desde o ponto de vista da racionalidade instrumental, houve falhas na
construção de um signifi cado aceitável por todos os colaboradores de
conceitos-chave - ação afi rmativa, gestão da diversidade e
responsabilidade social, bem como nos procedimentos de comunicação
institucionalizados, que afetaram negativamente os processos e
resultados fi nais do projeto.