ID: 9078
Autoria:
Hugo Pena Brandão, Jairo Eduardo Borges Andrade, Tomás de Aquino Guimarães.
Fonte:
Revista de Administração, v. 47, n. 4, p. 523-539, Setembro-Dezembro, 2012. 17 página(s).
Palavras-chave:
competências gerenciais , desempenho organizacional , percepção de suporte organizacional , treinamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Na pesquisa aqui relatada, objetivou-se verificar a existência de
relações preditivas entre as competências expressas por gerentes
de agências bancárias, a percepção deles sobre o suporte organizacional, o número de horas dedicadas por eles a treinamentos e o
desempenho das agências em que atuam. Valeu-se de questionários estruturados para coleta de dados primários, sendo a amostra
constituída por 186 gerentes de agências e 77 superintendentes
regionais do Banco do Brasil. Utilizaram-se, também, dados secundários
sobre o desempenho das agências em seis dimensões: resultado econômico,
estratégia e operações, sociedade, clientes,
processos e comportamento organizacional. Foram realizadas análises de regressão padrão para teste do modelo de investigação. As
competências relativas à gestão estratégica e à gestão financeira revelaram-se preditoras de diferentes dimensões do desempenho
das agências. Outras competências (gestão de processos e gestão socioambiental), o número de horas dedicadas a treinamentos e a
percepção dos gestores acerca das práticas de gestão de desempenho
da empresa (uma dimensão do suporte organizacional) apresentaram efeitos
menos abrangentes. Depois de isolados os efeitos de variáveis de
controle, as variâncias explicadas pelos referidos preditores
situaram-se entre 2,2% e 6,8%. Recaiu sobre o desempenho da agência na
perspectiva clientes o menor percentual
de explicação e sobre o desempenho nas perspectivas resultado econômico e estratégia e operações a maior variância explicada.
Ao final, são discutidas implicações dos resultados e apresentadas recomendações práticas.