ID: 138
Autoria:
Cláudia Ferreira da Cruz, Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, Natan Szuster.
Fonte:
Pensar Contábil, v. 13, n. 50, p. 53-63, Janeiro-Abril, 2011. 11 página(s).
Palavras-chave:
Contabilidade , Estrutura Conceitual , Percepção docente
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste estudo é avaliar o nível de percepção dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis acerca do Pronunciamento Conceitual Básico emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e analisar a possível relação entre o nível de percepção e algumas características ou atitudes dos docentes. Trata-se de um estudo descritivo e explicativo, delineado por meio da utilização de questionário com questões em escala Likert de cinco pontos. A amostra é composta por 46 docentes que responderam integralmente ao questionário enviado por meio de uma plataforma de pesquisa on-line. Os procedimentos estatísticos utilizados para analisar a relação entre as variáveis foram testes paramétricos e não paramétricos de correlação e de diferença de médias. A margem de erro é de 5%, para um nível de confiança de 95%. Os resultados revelam que o nível de percepção dos docentes é considerado alto, uma vez que nenhum dos respondentes ficou abaixo de 50% da pontuação total. Verificou-se ainda que existe diferença entre os níveis de percepção quando considerada a linha de pesquisa dos docentes, mas não há diferença entre as médias quando consideradas as variáveis: região, leitura prévia do Pronunciamento Conceitual e realização de pesquisas sobre tema; o nível de percepção tem relação positiva e significativa com o grau de pertinência do assunto para a atuação docente e grau de frequência de discussão do tema em sala de aula, mas essa relação não é signifi- cativa quando se considera o tempo que os docentes têm dedicado a estudo e aprofundamento do tema.