ID: 2638
Autoria:
Luciana Flores Battistella, Roberto Schoproni Bichueti, Marcia Zampieri Grohmann.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 15, n. 1, p. 56-74, Janeiro-Abril, 2011. 19 página(s).
Palavras-chave:
marcas , marketing , personalidade de marca
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo tem como objetivo identificar a personalidade da marca Eny Calçados, na opinião dos seus consumidores da cidade de Santa Maria (RS). Os clientes avaliam, de acordo com suas percepções, a personalidade da marca, associando características humanas a ela. O modelo teórico utilizado neste estudo foi desenvolvido por Aaker (1997) e adaptado ao contexto brasileiro por Muniz (2005). Assim, o perfil da marca divide-se em cinco dimensões: Credibilidade, Diversão, Audácia, Sofisticação e Sensibilidade. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, na forma de levantamento, realizada com amostra composta por 420 consumidores, obtida nas oito lojas da empresa naquela cidade. A partir desses dados, realizou-se análise quantitativa, identificando a personalidade da marca Eny Calçados. Para os clientes, a dimensão de maior expressão, no perfil da marca Eny Calçados, é a Credibilidade, seguida das dimensões Audácia e Sofisticação em um patamar intermediário. Na opinião dos consumidores, Sensibilidade e Diversão completam o perfil, com médias mais baixas. A partir disso, foi possível identificar a relação dos resultados com o perfil dos respondentes e com as médias obtidas em cada uma das oito lojas Eny, em Santa Maria (RS).