ID: 59631
Autoria:
Samia Cristiane Ciliato, Júlia Gonçalves, Júlia Tomedi Martins.
Fonte:
Reuna, v. 25, n. 3, p. 39-57, Julho-Setembro, 2020. 19 página(s).
Palavras-chave:
Consultoria , Gestão de pessoas , Pesquisa qualitativa , Qualidade de vida no trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A necessidade das empresas de manterem-se competitivas e com práticas humanizadas de gestão, em um contexto de trabalho que está em constante transformação, mantém as discussões sobre qualidade de vida no trabalho (QVT) atuais. A pesquisa objetivou analisar a percepção de consultores de uma empresa prestadora de serviços em gestão sobre QVT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva em que seis consultores responderam a uma Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (Escala-QVT) e a uma entrevista individual semiestruturada. Os dados obtidos na Escala-QVT foram analisados conforme as indicações do instrumento validado e as entrevistas interpretadas a partir da análise de conteúdo. Entre os resultados, constatou-se que os consultores possuem um entendimento pouco específico a respeito da definição de QVT, evidenciando aspectos subjetivos, como bem-estar psicológico e saúde, associados ao conceito. O fator da escala “integração, respeito e autonomia” obteve maior consenso entre os consultores, o que evidencia que a organização em que trabalham, mostra-se competente em promover colaboração, respeito pelas diferenças individuais e direitos dos trabalhadores. Para os consultores, a empresa possui uma preocupação com políticas e práticas voltadas a QVT e são reconhecidos os esforços direcionados, principalmente, ao aperfeiçoamento profissional, a melhoria da comunicação interna e a interações no local de trabalho. A pesquisa contribui com as atuais discussões sobre o mundo do trabalho e a importância da construção de políticas e práticas de gestão que considerem aspectos da saúde e QVT aliados a preocupação com a produtividade e melhoria no desempenho.