ID: 47995
Autoria:
Emigdio Larios-Gomez, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Juan Morua Ramírez, Salvador Estrada Rodrìguez.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 15, n. 4, p. 179-204, Setembro-Dezembro, 2017. 26 página(s).
Palavras-chave:
ciências de gestão , marketing , pesquisa de história , pesquisa de mercado , positivismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo descreve uma comparação entre o método científico e a pesquisa de mercado em marketing a partir da posição teórica das ciências de gestão. O objetivo é fazer uma crítica da pesquisa de campo a partir da epistemologia da capacidade de ação nas Ciências de Gestão. Entendendo que o marketing, como parte das ciências administrativas, utiliza pesquisas de mercado a partir da abordagem do método científico para fazer uma proposta teórica e prática baseada na construção de conhecimento para ação na gestão. Fazer pesquisas não é exclusivo de cientistas ou pesquisadores nas ciências exatas. É uma atividade que afeta todas as ciências, todas as áreas e disciplinas, que se baseia no método científico, nos processos sistemáticos e empíricos de um fenômeno tecnológico, comercial ou social. Além disso, a pesquisa nas ciências suaves (neste caso, as ciências econômicas administrativas), é baseada no método científico, e o toma como um instrumento e conjunto de procedimentos através dos quais os problemas científicos surgem e as hipóteses são postas à prova científico O objetivo de qualquer ciência é adquirir conhecimento e a escolha do método apropriado que permita conhecer a realidade, mas o problema surge quando aceita certos equívocos como verdadeiros ou vice-versa. Propõe-se que a pesquisa de mercado como uma ferramenta estratégica de negócios, marketing, administração, contabilidade ou negócios, utilizada para a tomada de decisões nas ciências administrativas. O que é feito e o que é necessário para conhecer o mercado ao qual as intenções do produto são direcionadas (bens, serviços, idéias e experiências), com as motivações e hábitos de compra de seus consumidores, as estratégias da concorrência e as tendências ambientais (produtos, marcas, lugares, pessoas públicas, consumidores e empresas). Tanto a pesquisa científica quanto a pesquisa de mercado são para a tomada de decisões inteligente e assertiva, através do processo de coleta, sistematização, análise e interpretação da informação, que se tornam ações estratégicas para a competitividade. É por isso que a pesquisa de mercado em marketing é um processo científico, válido e confiável, porque o processo de pesquisa de mercado baseia-se nas fases do método científico.