ID: 60264
Autoria:
Daniel Benitti Lorenzett, Roger da Silva Wegner, Leoni Pentiado Godoy, Marlene Kreutz Rodrigues.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. Ed. Especial, p. 1353-1372, Dezembro, 2020. 20 página(s).
Palavras-chave:
micro e pequenas empresas , planejamento estratégico , vantagens competitivas
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
Objetivo – O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que permite estabelecer as estratégias que uma organização ira adotar para atingir a sua visão de futuro e cumprir com a missão que se propos. Dessa forma, define os objetivos, os meios e os recursos necessários para alcançá-los. Assim, este estudo tem por objetivo analisar os elementos de planejamento estratégico em um grupo de micro e pequenas empresas de serviços localizadas na região central do Rio Grande do Sul. Design/metodologia/abordagem – Para execução do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo, que teve a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um questionário a um grupo de 25 empresas do segmento de serviços, atendidas por um projeto de extensão. Achados – Os resultados mostraram que a grande maioria dessas empresas utilizam alguns elementos do planejamento estratégico na sua prática de gestão, tais como: à contratação de seguros, à utilização de mão de obra terceirizada, à existência de procedimentos operacionais estabelecidos, quanto à presença e exposição de organograma geral, ao conhecimento pelos funcionários em relação ao organograma geral, à presença de normas documentadas, à existência de fluxograma e sua divulgação aos colaboradores, ainda que de forma não estruturada. Essa constatação demonstra a necessidade de maior especialização dos micro e pequenos empreendedores para gestão de suas organizações. Originalidade/valor – Esse estudo abre caminho para evidenciar a importância de se estudar a temática evidenciada, favorecendo a tomada de decisão, além de contribuir com a literatura, aprofundando o debate sobre o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas.