ID: 42249
Autoria:
Maurício Serva, Daniel Moraes Pinheiro, Danilo Melo, Gustavo Matarazzo.
Fonte:
Revista de Ciências da Administração, v. 18, n. 45, p. 64-78, Maio-Agosto, 2016. 15 página(s).
Palavras-chave:
Campo da Administração , Lógicas de Ação , Professor-pesquisador , Sociologia da Ciência
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste artigo é iniciar um processo de explicitação, em base científica e numa perspectiva socioprofissional, das lógicas de ação e das estratégias utilizadas por professores de escolas de administração no Brasil. Com uma abordagem teórico-epistemológica, baseada na concepção de campo de Bourdieu e na sociologia pragmática francesa com Boltanski e Thévenot, foram realizadas entrevistas em profundidade e semiestruturadas com 20 docentes que atuam em escolas de administração, complementadas com a análise de documentos. Ao discutir as configurações e as categorias profissionais, a legitimação e o reconhecimento, as lógicas de ação por meio das habilidades sociais e as estratégias no prisma das relações estabelecidas no cotidiano tornou-se possível iniciar uma reflexão crítica a respeito da posição do professor no campo.