ID: 61956
Autoria:
Humberto Rodrigues Marques, Larissa Garcia Gomes, André Grützmann, André Luiz Zambalde.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 16, n. 1, p. 83-104, Janeiro-Abril, 2021. 22 página(s).
Palavras-chave:
Cooperação , Inovação aberta , Professores , Universidade-Empresa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As universidades, por meio de suas pesquisas acadêmicas, passaram a atuar não apenas na geração do conhecimento, como instituições de ensino e pesquisa, mas também na difusão desse conhecimento, sendo consideradas importantes agentes dentro da perspectiva de inovação aberta. Neste âmbito, as empresas constituem os principais agentes de cooperação das universidades, demonstrando a importância de se estudar a interação universidade-empresa. Entretanto, dado que a interação entre universidade-empresa tem recebido pouca atenção na literatura sobre Inovação Aberta, a presente pesquisa possui como objetivo propor um conjunto de fatores para caracterizar o perfil de grupos docentes universitários quanto à interação para inovação aberta entre universidades e empresas. A pesquisa foi caracterizada de cunho quantitativo e utilizou análise fatorial e análise de cluster para analisar as respostas coletadas por meio de um questionário online. O questionário, desenvolvido a partir de um modelo teórico construído a partir da literatura, possuiu 43 variáveis, sendo 13 referentes às motivações, 13 sobre barreiras e 17 sobre os meios para cooperação entre universidade-empresa. O questionário foi enviado para os e-mails de todos os professores das universidades federais mineiras, sendo estes os sujeitos de análise, coletados nos sites das universidades, e obteve um total de 499 respostas, sendo 408 consideradas válidas. Por meio da análise fatorial foi possível definir e validar um conjunto de fatores utilizados para caracterizar, posteriormente, as características centrais de cada grupo, onde foram extraídos nove fatores. Já a análise de cluster foi desenvolvida com o propósito de identificar o agrupamento de professores dentro das universidades quanto às práticas de inovação aberta entre universidade e empresa, onde foram identificados 2 clusters. De modo geral, os resultados demonstram que os professores universitários que possuem maior grau de titulação possuem mais perspectiva quanto aos aspectos relacionados à interação para inovação aberta entre as universidades e as empresas.