ID: 38970
Autoria:
Rosimeri Ferraz Sabino.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 4, n. 3, p. 58-82, Dezembro, 2013. 25 página(s).
Palavras-chave:
Movimento Estudantil , Processos Identitários , Profissões , Secretariado
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste trabalho analisa-se o movimento estudantil do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe, com o objetivo de verificar como tal movimento relaciona-se à construção da identidade profissional e ao consequente fortalecimento da classe secretarial sergipana. Buscou-se identificar como ocorre o movimento estudantil no curso, verificando a percepção dos estudantes sobre o atual estágio da profissão de secretário em Sergipe e analisando as ações e os resultados do movimento para a consolidação identitária da classe profissional. Como instrumento da técnica de estudo de caso foi utilizado um questionário distribuído a estudantes do curso com matrículas ativas até o primeiro semestre de 2013. Os dados obtidos foram analisados sob a luz da história cultural, no tocante à construção identitária, e da sociologia das profissões. Constatou-se que o movimento estudantil do curso se mostra forte agente nas ações de construção identitária da profissão no mercado, principalmente pelo fato de ser constituído na única formação em nível superior oferecida no Estado. No tripé do sistema de credencialismo profissional: entidades representantes, Estado e profissionais, os estudantes do curso da UFS parecem ser os agentes mais ativos na busca de reconhecimento na sociedade, comprovando-se, assim, que a cultura universitária em seus movimentos estudantis corroboram a construção da identidade profissional do futuro egresso.