ID: 6710
Autoria:
Ayron Wanderley Medeiros, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira.
Fonte:
Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 7, n. 1, p. 93-108, Janeiro-Junho, 2010. 16 página(s).
Palavras-chave:
Ética , Percepção , Profissional
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Estudar a percepção dos alunos no âmbito da ética profissional é ideal
para desenvolver a situação da classe contábil no futuro. Assim, o
presente artigo tem por objetivo identificar se os alunos do curso de
ciências contábeis têm por conhecimento os deveres, direitos e vedações,
tendo por base o código de conduta ética do profissional. O referido
estudo, desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica, artigos
periódicos e sites na internet, bem como, elaborou-se um questionário
com 7 perguntas e cada com 4 alternativas, aplicado aos alunos do 1º e
4º do curso de ciências contábeis da FARN, totalizando 44 questionários
sem a presença da identificação dos alunos e aviso prévio da pesquisa
aos mesmos. Os resultados mostram que os alunos iniciantes e concluintes
não estão informados sobre todas as características e peculiaridades de
sua conduta ética. Portanto, a partir desse estudo, chega-se a
conclusão que os alunos ingressantes e concluintes estão tendo a mesma
visão perante a ética, além disso, este artigo teve respaldo às
perguntas de base e principalmente seu objetivo de mostrar a comparação
entre alunos. Estudar a percepção dos alunos no âmbito da ética profissional é ideal
para desenvolver a situação da classe contábil no futuro. Assim, o
presente artigo tem por objetivo identificar se os alunos do curso de
ciências contábeis têm por conhecimento os deveres, direitos e vedações,
tendo por base o código de conduta ética do profissional. O referido
estudo, desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica, artigos
periódicos e sites na internet, bem como, elaborou-se um questionário
com 7 perguntas e cada com 4 alternativas, aplicado aos alunos do 1º e
4º do curso de ciências contábeis da FARN, totalizando 44 questionários
sem a presença da identificação dos alunos e aviso prévio da pesquisa
aos mesmos. Os resultados mostram que os alunos iniciantes e concluintes
não estão informados sobre todas as características e peculiaridades de
sua conduta ética. Portanto, a partir desse estudo, chega-se a
conclusão que os alunos ingressantes e concluintes estão tendo a mesma
visão perante a ética, além disso, este artigo teve respaldo às
perguntas de base e principalmente seu objetivo de mostrar a comparação
entre alunos.