ID: 56879
Autoria:
Henrique César Melo Ribeiro, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 18, n. 4, p. 535-555, Outubro-Dezembro, 2019. 21 página(s).
Palavras-chave:
Área de Administração Pública e de Empresas , Ciências Contábeis e Turismo , Estratégias , Programas de stricto sensu do Brasil , Prospecção de cenários
Tipo de documento: Artigo (Português)
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'Objetivo do estudo': Elencar a média na escala de utilização das estratégias dos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo frente aos cenários prospectados para o período de 2019 a 2030. 'Metodologia/abordagem': A metodologia de cenários sugerida por Blanning e Reinig. 'Originalidade/Relevância': A pós-graduação apresenta-se como uma necessária fonte de criação de conhecimento para atender às emergentes demandas das empresas e da sociedade, então a escolha de se estudar o setor de ensino superior, em destaque os Programas de Stricto Sensu das instituições públicas e particulares do Brasil, se deve à relevância que este setor tem para o Brasil. Sendo relevante refletir sobre as condições e contribuições atuais e o cenário futuro desejável para estas pós-graduações. 'Principais resultados': Quanto à utilização das estratégias por cenário, a estratégia “fomentar a qualidade das teses e das dissertações” ficou em destaque nos cenários otimista e realista; olhando para o cenário pessimista, a estratégia que ficou em relevância foi a redução de custos. 'Contribuições teóricas / metodológicas': É trazer em pauta estratégias que poderão viabilizar contribuições importantes para as instituições e seus respectivos programas de pós-graduação em cenários de incertezas e desafios em decorrência da competitividade. 'Contribuições sociais / para a gestão': A inserção social é um critério importante para a integração e cooperação dos programas de pós-graduação stricto sensu já existentes, maduros e ou legitimados, com outros programas e centros de estudo do Brasil, contribuindo, de maneira enfática, para o fomento de novos profissionais, sobretudo nas regiões do Brasil menos favorecidas.