ID: 38423
Autoria:
Kadma Lanúbia da Silva Maia, Richard Medeiros de Araújo, Jomária Mata de Lima Alloufa.
Fonte:
Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 2, p. 437-484, Julho-Dezembro, 2012. 48 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento Organizacional , Organização Pública , Qualidade de Vida no Trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo objetiva investigar a percepção dos servidores públicos federais sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como quantitativa, descritiva, documental e de campo, além de estudo de caso. O universo foi de 120 sujeitos e o instrumento aplicado foi um questionário elaborado a partir do modelo teórico de Walton (1973), em dois blocos; o primeiro tratou do perfil socioeconômico, e o segundo, de 48 variáveis sobre QVT. Os dados foram tratados através de análise documental e estatística descritiva; adotou-se a análise fatorial, a qual culminou com seis fatores, estando todos os pressupostos respeitados e gerando uma capacidade explicativa de 77%. Os resultados apontaram satisfação nas dimensões “integração social na organização do trabalho”, “constitucionalismo na organização do trabalho”, “trabalho e o espaço total da vida” e “relevância social da vida no trabalho”. Evidenciou-se insatisfação em algumas variáveis das dimensões “compensação justa e adequada”, “oportunidade imediata de utilizar e desenvolver a capacidade humana” e “oportunidade futura para crescimento contínuo e segurança”. Já a dimensão “condições de segurança e saúde no trabalho” se apresentou equilibrada na percepção dos servidores em quase todas as variáveis da dimensão, com destaque positivo para as variáveis “jornada de trabalho” e “exames periódicos” que obtiveram maior percentual de satisfação. Conclui-se que a organização apresenta nível de QVT satisfatório, haja vista a percepção positiva demonstrada pelos servidores na maioria dos indicadores aferidos e constatados nos fatores gerados.