ID: 68184
Autoria:
Gabriela Camargo Zyrianoff, Alexandre Panosso Netto.
Fonte:
Revista de Turismo Contemporâneo, v. 10, n. 3, p. 556-579, Setembro-Dezembro, 2022. 24 página(s).
Palavras-chave:
Camareiras de hotel , Hotelaria , Qualidade de Vida no Trabalho , São Paulo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Apesar da expressiva representatividade econômica no Brasil e em São Paulo, as relações de trabalho na hotelaria permanecem precarizadas. Após medidas para redução de custos adotadas devido ao aumento da competitividade, tais relações se tornaram mais fragilizadas, principalmente para os trabalhadores de base, que são fundamentais para o funcionamento do setor. Sendo assim, busca-se definir e analisar a Qualidade de Vida no Trabalho das camareiras de hotel. O recorte da pesquisa são os hotéis upscale em São Paulo. Para isso, estabeleceram se quais fatores deveriam ser considerados na análise da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e, para tanto, analisaram-se suas principais definições e modelos. Em seguida, investigaram-se os fatores de QVT pela perspectiva das camareiras de hotel. Como metodologia, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas em profundidade com as camareiras de cinco hotéis de luxo (ou upscale) de São Paulo. Paralelamente, aplicou-se o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). O tratamento dos dados deu-se por meio da Análise do Discurso. Chegou-se à conclusão de que diversos fatores da QVT das camareiras de hotéis de luxo foram considerados críticos ou graves. Entre eles, estão a organização do trabalho, os custos cognitivo e físico do trabalho, o esgotamento profissional, a falta de reconhecimento e os danos físicos da rotina laboral. Apresentaram-se os fatores necessários para melhorar as relações de trabalho na hotelaria, a saber: o fortalecimento dos sindicatos, a fiscalização dos hoteleiros, a sensibilização das camareiras sobre a importância de sua função na área hoteleira, a conscientização dos empreendimentos turísticos sobre a QVT, a influência da QVT sobre o desempenho dos hotéis, a criação de leis trabalhistas justas e sua fiscalização.