ID: 44021
Autoria:
Renata Braga Berenguer de Vasconcelos, Paula Roberta Callado Bezerra de Mello, Francisco Vicente Sales Melo.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 8, n. 3, p. 166-199, Setembro-Dezembro, 2016. 34 página(s).
Palavras-chave:
Grau de gestão , Grau de inovação , Micro e pequenas empresas , Radar de inovação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A capacidade inovadora desenvolvida por micro e pequenas empresas (MPEs) pode ser determinante para o sucesso delas no mercado. Neste artigo, o objetivo é analisar a relação entre o grau de inovação e o nível de gestão de MPES do setor de alimentos e bebidas. Para tanto, a perspectiva holística de inovação proposta pelo radar da inovação desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) foi adotada tendo-se como base as oito dimensões do modelo de excelência em gestão. Por meio de regressão linear múltipla, foi possível verificar quais dimensões de gestão impactam o grau de inovação dessas empresas. Os resultados indicam que as dimensões clientes, sociedade, informação e conhecimento e processos são as principais determinantes da inovação nas micro e pequenas empresas do setor de alimentos e bebidas estudadas. O estudo contribui para literatura ao identificar que, apesar de todas as dimensões do modelo de excelência em gestão serem indicadas como relevantes no processo de inovação das MPES, para o mercado analisado, elas tendem a sofrer variações, sendo mais relevante a dimensão informação e conhecimento.