ID: 69441
Autoria:
Matheus Soares Mendes, Wenner Glaucio Lopes Lucena.
Fonte:
Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 14, n. 3, p. 8-27, Setembro-Dezembro, 2022. 20 página(s).
Palavras-chave:
assimetria informacional , disclosure voluntário , Mercado financeiro , redes sociais , Youtube
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A pesquisa tem como objetivo verificar o comportamento dos preços de ações das companhias que possuíram divulgação pública realizadas pelo canal de Youtube “O primo rico”, por meio de sua playlist de vídeos denominada “Empresas da Bolsa”. A utilização da rede social se deu pela ausência de estudos exclusivos voltados a temática, bem como pelo aumento de sua popularidade entre os usuários, haja vista que, de acordo com o site Alexa, o Youtube já é a segunda rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. A amostra é composta por seis companhias do mercado de capitais brasileiro, para as quais o canal de youtube publicou vídeos. Os dados necessários (retornos diários), foram coletados na base de dados Economática. O estudo de eventos foi realizado conforme a metodologia de MacKinlay, (1997). Entre os achados, foram identificados impactos, tanto positivos quanto negativos, nos retornos das companhias a partir da publicação dos vídeos. O retorno anormal acumulado (CAR) para as janelas mais próximas ao evento: [-1,1], [-2,2], se mostraram estatisticamente significativos, implicando que o mercado não foi eficiente, para este período, gerando assim, possibilidade de ganhos anormais. Os resultados reforçam a relevância e o uso das mídias sociais como ferramenta de disclosure contábil, seja por canais oficiais, seja por meio de terceiros, bem como seu impacto no retorno das empresas